Outubro Rosa

01, outubro, 2012 por admin

Começa hoje (1º) o Outubro Rosa, um movimento popular em todo o mundo para alertar sobre o combate ao câncer de mama.

Movimento que começou nos Estados Unidos para tornar outubro o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama, e se espalhou pelo mundo.

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Nós apoiamos essa ideia, e durante todo o mês de outubro estaremos com o nosso site (www.doutorpc.com.br) Rosa.

O especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Sérgio dos Passos Ramos, explica porque é importante fazer o autoexame:

“O autoexame das mamas leva apenas alguns minutos e você só precisa fazer uma vez por mês.

No entanto, o Instituto Nacional do Câncer no Brasil recomenda que esse exame não substitua o exame clínico de mama, que deve ser feito anualmente por um médico.

Não tenha medo
Muitas mulheres têm “medo” de fazer o autoexame, mas ele é a melhor e mais fácil maneira de se diagnosticar os tumores de mama nas fases iniciais.

Quando fazer
Se você tem menstruações, faça o exame uma semana após acabar o fluxo. Se você não tem, marque um dia do mês, por exemplo, dia primeiro, e faça o exame sempre nesse dia.

Eu não encontro nada!!!
A finalidade do exame não é “encontrar” alguma coisa, mas acostumá-la a examinar a sua mama. Quanto mais você fizer, mais conhecerá sua mama. Isso permitirá que você encontre uma “mudança” e possa avisar o seu médico.”

Os homens também devem realizar o autoexame, para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, um é em homem. A maioria dos casos são detectados já em estágio avançado devido ao preconceito e à falta de conscientização sobre a importância da realização dos exames de rotina.

Aprenda como fazer o autoexame:

 

Fonte: Gineco / Outubro Rosa

Posted in Dicas, Outros

Leave a Comment

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.